Programa dos Povos Indígenas
- Home
- /
- Serviços
- /
- Instituições de Ensino
- /
- Ciências Humanas
- /
- Programa dos Povos Indígenas
Abril – Programa dos Povos Indígenas (01 a 30/04)
A Quinta da Estância, a tribo dos índios Mbyás Guaranis da Estiva, arqueólogos, antropólogos e professores de história organizaram um programa didático-pedagógico imperdível para comemorar em abril o mês dos Povos Indígenas.
Para este ano lançamos diversas novidades, deixando o programa ainda mais rico em detalhes.
- Oficina de Arqueologia: Alunos apreendem como arqueólogos reconstroem a história de antigas civilizações e estudantes fazem escavações simuladas com diversas descobertas.
- Visita a Aldeia Indígena Modelo: Construímos uma mini aldeia indígena modelo com Ocas das 3 culturas indígenas que viveram no Rio Grande do Sul (Guaraní, Kaingangue e Charruas).Cada tipo de Oca possui uma relação direta com estilo de vida de cada Etnia.
- Apresentação de Música e Dança Indígena: Estudantes poderão participar de uma apresentação de Música e Dança indígena apresentado pela Aldeia Guarani.
- Conversa com Lideranças Indígenas: A Fazenda realiza o projeto em parceria com as Tribos Mbyás Guarani de Viamão e os participantes conhecem mais como era a vida antigamente e o que mudou hoje na Cultura Indígena conversando direto com os membros da tribo.
- Oficina das Pinturas: Alunos aprendem sobre as pinturas indígenas e seus significados. Alunos também são pintados com a planta do Urucum com tinta natural.
- Oficina da Gastronomia Indígena: Reservamos um espaço completo para os participantes conhecerem toda a herança gastronômica deixada pelos índios. Alunos vão poder experimentar pratos típicos. Conhecer as primeiras espécies de plantas domesticadas para plantio pelos índios (Erva Mate, Batata Doce, Aipim, etc).
- Oficina do Brincar: Alunos irão aprender quais brincadeiras os curumins realizam na aldeia quando criança, muitas destas até hoje utilizadas por todos nós como Sapata, Peteca, Bolita, Perna de Pau. Também irão perceber que estas são coletivas e promovem a integração entre seus participantes, além de utilizarem itens da natureza para inspiração do brincar.
- Entre muitas outras ações.
Venham conviver com famílias indígenas e ver de perto seus costumes, cantar e dançar, examinar e adquirir artesanato típico. A Quinta da Estância dará desconto especial nos pacotes da Fazenda para que cada aluno traga alimentos não perecíveis, roupas ou cobertas, para doar diretamente à tribo.